sexta-feira, 14 de março de 2008

Neuro-desencontros - 1ª parte

Ah, o amor. Como é lindo o amor. Um sentimento para ser vivenciado. Uma emoção pura. Que mexe com a alma e dispensa explicações. Dispensa explicações? Para quase todas as pessoas, sim. Mas toda a regra sempre tem exceção . Eles eram as exceções. Em pessoa. Provavelmente alguma distorção relacionada com as escolhas profissionais.

Maria Eduarda era psicóloga, de formação. Doutorada em neuro-linguística aplicada às relações humanas, na Universidade Católica de Louven. Uma vida dedicada aos distúrbios da afetividade, com ênfase na dispraxognosia elementar de Fernès. Carlos Renato era médico, de formação. Pós-doutorado em neurofisiologia hipocampal pela UCLA. Interesse especial no comprometimento da neurotransmissão reflexa induzida pela privação de sono e seus efeitos na neurogênese diencefálica.

Aparentemente um par perfeito. Interesses comuns. Formação e nível intelectual suficientemente semelhantes para manter uma conversação. Ou uma discussão. Os primeiros desentendimentos surgirão ainda na fase de paixão. Carlos Renato, doravante indicado como ELE entendia que a paixão era uma descarga sináptica gabaérgica não relacionada a um local específico. Uma espécie de estado comicial brando. Já Maria Eduarda, denominada de agora em diante como ELA afirmava que, independente dos mecanismos fisiológicos, a paixão era um componente psíquico derivado de id primitivo com remodelamento neurosensorial perceptivo ajustado a uma escala quatro de Fernés. Como a paixão era mais forte que o próprio entendimento a querela não foi para frente. As noites quentes eram preenchidas com a volúpia da própria paixão. Naquele tempo, eram.

Já a questão da amizade e seus laços afetivos proporcionaram um debate mais acalorado. ELE não aceitava a visão simplista comportamental que ELA alegava, enquanto ELA apelou para o deboche do esquema de vias sinérgicas do sistema límbico desenhada por ELE. Chegaram inclusive a levantar a idéia de selecionar um mediador para a questão. O aborto espontâneo interrompeu o embate.

3 comentários:

oceanus disse...

...as afetividades...
será a razão que as liga?
Como as podemos medir? Pesar?Rotular?
...como podemos amar...

bjs do fundo do OCeanus

Ana disse...

Amar simplesmente. Sem qualquer razão. Sem qualquer condição.

Aguardo a 2ª parte.
Um beijo, Odilon.

Anônimo disse...

Gostei, Amar não e so sorrrir, mas temos que respeitar pontos de vista diferentes, isso e uma forma de amar.

Aguardo o resto, lol

Beijufas de Luz!!